sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Evolução da População



A evolução da população mundial é influenciada diretamente pela variação de indicadores demográficos como a taxa de natalidade e taxa de mortalidade. A evolução da população é um tema de extrema importância para a Geografia uma vez que, este tema influencia diretamente os recursos disponíveis no planeta Terra, sendo importante realizar previsões relativas à evolução de ambos.


A população mundial alcançou os sete mil milhões em 2011, prevendo-se que o crescimento da população se mantenha alta durante as próximas décadas, até ao final do século XXI (Fig.1). Após o final do século, prevê-se que a população mundial estabilize, resultado do facto do mundo inteiro estar na última fase da transição demográfica, algo a abordar posteriormente nesta obra.



                          Fig.1 - Evolução da população mundial




Apesar do elevado crescimento populacional verificado nas últimas décadas, durante séculos esse crescimento foi muito baixo e muito lento, atingindo apenas no século XIX o primeiro milhar de milhão. A partir desse momento a população mundial foi crescendo exponencialmente, atingindo 2 mil milhões em 1930, 3 mil milhões em 1960, 4 mil milhões em 1974, 5 mil milhões em 1987, 6 mil milhões em 1999 e, como já referido, 7 mil milhões em 2011, esperando-se que se atinja o próximo milhar de milhão em 2024. A partir de 1950 a população mundial sofreu um crescimento bastante acelerado, caracterizado como explosivo. A figura seguinte ilustra a evolução da população mundial, podendo se verificar que passou a ser necessário um menor número de anos para a população aumentar em mil milhões de habitantes (Fig.2).

    Fig.2 - Número de anos necessários para que a população cresça mil milhões de habitantes.


Com este elevado crescimento é população é necessário ter sempre em conta um conjunto de questões importantes como: Que consequências trarão este elevado crescimento da população? Que medidas se devem adotar para minimizar essas potenciais consequências?
Estas e outras questões merecem ser pensadas, espero que possam contribuir para esse debate :)

Fonte: Ribeiro, E. Lopes,R. Custódio, S. Ribeiro, V. (2014)- .8 GPS. Porto: Porto Editora. p. 22.

Sem comentários:

Enviar um comentário