sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Nuvens de palavras



Como primeiro desafio da Unidade Curricular Problemáticas da Geografia, foi proposto realizar duas nuvens de palavras relativas à temática em causa neste blog. Como se trata de algo que criei relativamente à temática já referida e por se tratar de algo mais criativo do que o habitual quando se aborda o dito tema, resolvi publicar aqui no blog.
Antes de abordar as nuvens propriamente ditas, é crucial discorrer um pouco acerca do seu significado. As nuvens de palavras são uma ferramenta didática criativa, podendo ser utilizadas como recurso didático em Geografia. Elas podem apresentar vários formatos, de acordo com o tema em estudo, sendo compostas pelas palavras mais importantes do mesmo.
De modo a elaborar as duas nuvens de palavras relativas ao envelhecimento da população foi selecionado um texto relativo ao mesmo: 

A variação dos indicadores demográficos influencia a evolução da população. Este assunto é de extrema importância para a Geografia, uma vez que é necessário relacionar o crescimento da população com a quantidade de recursos disponíveis, fazendo previsões da evolução de ambos.
Atualmente, a população mundial ultrapassa os sete mil milhões de indivíduos, porém este crescimento aconteceu a ritmos diferentes.

Depois de séculos com um crescimento baixo e muito lento, a população mundial chegou ao primeiro milhar de milhões de habitantes no início do século XIX. A partir daí, a população passou a crescer de forma mais rápida e, em 1950, ultrapassou os 2.5 mil milhões de habitantes.
Desde 1950, a população mundial cresceu de forma muito mais rápida, podendo este crescimento ser caracterizado como explosivo, A Fig.15 ilustra a rapidez de tal crescimento, uma vez que passou a ser necessário um menor número de anos para a população aumentar mil milhões de habitantes.




Após a seleção do texto, passou-se à elaboração das nuvens de palavras. Para tal, foram utilizadas aplicações online de modo a formatar as ditas nuvens. 
Para a realização da primeira nuvem de palavras utilizei o Tagxedo para a realização da mesma. Tendo selecionado previamente a meta e o texto a trabalhar, cliquei no botão Create da aplicação selecionada, aparecendo o painel de edição de nuvens de palavras, assim como um exemplo de nuvem. De seguida cliquei na opção Load, colocando de seguida o texto selecionado. 
Através da barra de edição lateral, editei a nuvem de forma a eliminar palavras acessórias, assim como a sua forma, de modo a que se assemelhasse ao planeta Terra, tendo em conta a meta selecionada (Fig.1).




                                            Fig.1 – Primeira nuvem de palavras.



Para a resolução da segunda nuvem de palavras, utilizei a aplicação WordItOut. Após abrir a aplicação, colei o mesmo texto utilizado na criação da primeira nuvem de palavras, clicando de seguida em Generate. Seguidamente editei a nuvem de palavras através das opções laterais da aplicação, de modo a eliminar palavras acessórias e a formatar a nuvem até alcançar um resultado que considerei satisfatório (Fig.2).


                                           Fig.2 – Segunda nuvem de palavras


O que acham deste tipo de aplicações como recurso em sala de aula? Não se esqueçam de discutir nos comentários esta e outras questões relativas às nuvens de palavras :)

Fontes: Small, J. Witherick, M. (1986)- Dicionário de Geografia. Londres  Textyp.

      Batouxas, M., Viegas, J. (1998). Dicionário de Geografia. (1ªed.). Lisboa: Edições Sílabo.

2 comentários:

  1. Olá Bruno! Antes de mais parabéns pela apresentação do teu blog! Relativamente à questão que colocas, do meu ponto de vista penso que este tipo de aplicações são extremamente úteis em sala de aula. Elas possibilitam que os alunos percebam quais os conceitos-chave a serem trabalhados e são visualmente apelativas o que permite uma aprendizagem visual por parte destes.

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  2. Além do que a minha colega Sofia referiu, as nuvens de palavras podem também ser usadas como síntese de toda a matéria ou até mesmo construídas pelos alunos. Desta forma ficaríamos a saber quais os conceitos que entenderam e a forma como fazem a ligação entre os mesmos. :)

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